2020
Sergio Adriano H
"Adriano expressa através de imagens eloquentes sua indignação contra as estratégias de poder baseadas na repetição de verdades fabricadas. Assim, através de instalações que carregam ironia, sarcasmo e humor ácido, o artista desvenda o real sentido de expressões populares, ilustrações de livros famosos e até mesmo a definição do termo “negro” que ainda hoje em nossos dicionários de língua portuguesa criam associações que descambam para o racismo.
As pesquisas atuais de Adriano se aprofundam na busca pelo seu lugar no mundo, na cidade, na história e o entendimento do seu corpo, como a fonte das inquietações e certezas que motivam o seu fazer artístico. Seu corpo se transforma em ferramenta e a performance em poderosa linguagem, como bem mostram as fotografias e vídeos nos quais o artista coloca seu corpo em cima do pedestal abandonado num parque da cidade ou dentro da lixeira coletiva ornamental de um condomínio de luxo.
A crítica política e social presente na obra de Adriano é forjada permanentemente na experiência de campo, no contexto da vida real, na provocação alcançada pelas situações, instalações e objetos que cria justamente para incomodar e fazer pensar. Adriano expõe um trabalho que, apesar de lidar com assuntos delicados e pouco digeridos pela sociedade, provoca o desconforto necessário e suficiente para confrontar toda a hipocrisia que continuamos alimentando e naturalizando."
por Choque Cultural ¹
Comments