top of page
Foto do escritorDaniel Olivetto

El Bramido de Dusseldorf

2018

Sergio Blanco



Um dos principais nomes da dramaturgia da atualidade, Sergio Blanco explora em suas obras diversas formas de intersecção entre ficção e realidade. Uma de suas obras mais recentes é "El Bramido de Dusseldorf", dramaturgia montada sob direção do autor em 2018.


Tensionando os limites entre o real e ficcional, nesta obra Blanco cria diferentes camadas de "autoficção" - uma das noções que costumam ser atribuídas a esta forma de criação. Assim, nesta obra, o tempo é uma sobreposição de ações como: a dolorosa relação do autor (personagem) com a última visita de seu pai (personagem); a distância entre os dois - motivada, sobretudo, pela orientação sexual de Blanco; os meandros de uma produção de cinema pornô, para a qual Blanco é convidado a roterizar; recortes sobre a vida do assassino em série Peter Kürten, conhecido como "Vampiro de Düsseldorf"; e o suicídio de um espectador após assitir uma das peças de Blanco, "A Ira de Narciso.


A montagem da peça esteve no Brasil em 2018. Veja o trailer a seguir.


Em uma das cenas, pai e filho no hospital, discutem o clássico da Disney, "Bambi". Compartilho um trecho desta cena aqui com vocês para encerrar.


"O FILHO - (...) Escuta isto. Você sabia que o ano em que você nasceu, além de ser o ano do início da guerra, foi também o ano em que o "Bambi" de Walt Disney começou a ser feito? Estou trabalhando no roteiro com os universitários e tive que ver o filme. É bonito. Fala sobre o ciclo da vida. Do tempo e das estações que passam. É um filme que de certa forma fala sobre entrar na maturidade.

PAI - Eu nunca a vi.

O FILHO - A sério? Podemos ver um pouco do "Bambi"? Os desenhos são extraordinários. Eles alcançam um naturalismo que ninguém jamais poderia igualar. Tudo é muito realista. O cuidado nos detalhes da morfologia dos animais é algo único. E a fluidez dos movimentos é notável. E tudo é feito com lápis e papel, pai. Dizem que a Disney encheu o estúdio de cervos vivos para que os cartunistas pudessem observá-los. Parece que eles passaram meses estudando a anatomia e a estrutura óssea dos cervos. De alguma forma, eles abordaram Bambi da mesma forma que Da Vinci abordou o ser humano.

PAI - E tudo isso enquanto os nazistas invadiam a Polônia.

O FILHO - Exatamente ao mesmo tempo.

PAI - Bambi é aquele em que a mãe morre, certo?

O FILHO - Sim. Morta por um caçador.

PAI - E o que isso tem a ver com essa história?"



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page